martes, 15 de septiembre de 2009

Ukemi

É a arte de cair sem se machucar.

Muita gente quando vê vídeos de Aikido imagina que aquilo é de mentira, porque esta vendo que alguém aplica algo de técnica mas logo em seguido o companheiro, que recebe essa técnica, se "joga" e cai sozinho. Por isso pensam que é falso, que as técnicas não funcionam de verdade... e estam enganados. O companheiro simplesmente acabou de aplicar um Ukemi.

Na idéia que Aikido é Aikido e ponto, lembrando, que todo Aikido é Aikido, o Ukemi também se transforma em uma disputa de estilos. Aqui caimos assim, mas alí eles caem de outra maneira... e na realidade tudo é Ukemi igual. Da mesma forma que a técnica tem que vir naturalmente, de acordo com o ataque, a distância o tempo e etc... o Ukemi também virá assim, natural. Ninguém vai "pensar" agora vou aplicar um shiho nage, tão pouco o outro vai imaginar que vai fazer um ushiro ukemi ou yoko ukemi ou ainda, qualquer um dos dois de forma projetada, quer dizer... "voando".

Deveríamos olhar os Ukemis como uma forma comum e simplesmente entender que alguns mestres ensinam uns ukemis de un jeito e outros de outro.

Ukemi, também é uma força de união em sinergia ao Aikido.

1 comentario:

  1. Eu mesmo comento algo, porque eu li um artigo de um mestre de Valência-Espanha muito legal, dá pra entender, aqui:
    http://aikidovalencia.es/aikidokas/articulos/el-ukemi-segun-carlos-gonzalez-vera-2/

    O fato de não estar tenso, rígido... tudo muito importante.

    ResponderEliminar